top of page
Foto do escritorComunicação - Gilda Beatriz

Petrópolis poderá ter Centro Dia para atendimento de idosos e pessoas com deficiência




Unidade pública será implantada após indicação legislativa da vereadora Gilda Beatriz e emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão destinada pelo deputado federal Hugo Leal


Muito em breve, a cidade de Petrópolis poderá ter um Centro Dia para atendimento a idosos e pessoas com deficiência. A indicação legislativa foi aprovada na Câmara pela vereadora Gilda Beatriz (PSD) em março do ano passado, e encaminhada logo em seguida para o deputado federal Hugo Leal, do mesmo partido, que destinou recursos federais através de emenda parlamentar, na ordem de R$ 1,5 milhão, que será o suficiente para cobrir as verbas de custeio e investimento na implantação da unidade. O Centro Dia é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados. Busca-se evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento.


Na última sexta-feira (19), o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo, se reuniu na sede da Prefeitura com representantes dos parlamentares envolvidos e com entidades da sociedade civil que atuam nessa área na cidade, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Associação Pestalozzi de Petrópolis e Gaape (Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis), além de integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, das secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social.


“Este equipamento vai representar uma virada de página no que se refere a política pública voltada para a pessoa com deficiência e o idoso. Será um espaço muito importante para esse público que tanto precisa tenha um lugar para se encontrar durante o dia, estar entre amigos e ser assistido por uma equipe multidisciplinar”, destaca o deputado Hugo Leal.


Para a vereadora Gilda Beatriz, o espaço tem ainda o intuito de oferecer aos idosos e às pessoas com deficiência um espaço para desenvolver suas potencialidades, além de prevenir o isolamento e a exclusão social. “Também será um espaço onde poderão interagir uns com os outros e compartilhar experiências”, completa.


"Será mais um equipamento importante para a assistência social da Prefeitura, construído coletivamente, em conjunto com as instituições que têm uma história nessa área em Petrópolis. Então, questões como o endereço e as instalações serão decididas com muita participação popular", disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

16 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page